Uma subestação elétrica, contem equipamentos de transformação, transmissão e distribuição de energia elétrica em alta potência, podendo ser considerada o coração da empresa, pois se ela para de funcionar toda a instalação para de receber energia, parando totalmente a produção.
Para qualquer subestação em qualquer classe de tensão, manutenções preventiva, corretiva e preditiva são fundamentais. Esses itens fazem parte do plano de manutenção exigido pela ANEEL para garantir a conservação da instalação, atendendo a um intervalo máximo de tempo para a realização dessas atividades. A Termoelétrica tem um plano de manutenção ideal para sua subestação, cuidando de toda a sua instalação, de forma a melhorar confiabilidade do sistema.
Temos os procedimentos de rotinas de testes estabelecidos em normas e/ou em fabricantes, prolongando, assim, a vida útil dos equipamentos e componentes do sistema, trazendo benefícios para a empresa de forma a ter uma produção sem interrupções, paralisações ou gastos indesejados.
Através dos testes realizados nos equipamentos, é possível diagnosticar o estado de operação e prováveis falhas que possam ocorrer nas instalados das subestações, em muitos casos as falhas são detectadas nas manutenções preventivas e preditivas.
Além da limpeza, lubrificação e análise visual dos equipamentos, são realizados os ensaios que certificam a integridade física e operacional dos equipamentos de modo a prever uma vida útil prolongada para todos os equipamentos e componentes de uma subestação.